quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Maria, o lado materno de Deus


ARQUIVO



Paolo Cugini

Conforme uma tradição muito antiga, o mês de maio na Igreja católica é o mês dedicado a Maria. Desde o começo da sua historia, a Igreja sempre teve um carinho todo especial por Maria, a mãe de Jesus, o nosso Salvador. Devoção a Maria que se espalhou, sobretudo nas camadas mais pobres da sociedade, que sempre encontram em Maria a ternura e Deus, o seu lado materno, carinhoso. Por isso a devoção Mariana sempre encontrou grande respaldo, pois ajuda a perceber a dimensão terna de Deus, a sua misericórdia, amenizando assim os elementos de dureza que as vezes aparecem na Bíblia e que amiúde encontramos na pregação, sobretudo de cunho pentecostal. Além disso, a devoção a Maria mãe do Senhor valoriza a figura da mulher, contribuindo a desmanchar aquele machismo endêmico que espalhou-se injustamente também no cristianismo. O mistério da salvação da humanidade passa necessariamente do consentimento de uma mulher, Maria, escolhida desde a eternidade, para ser a mãe do Salvador Jesus Cristo.  A sã devoção Mariana ajuda, assim, a purificar a vida espiritual e a experiência religiosa daquele machismo que estraga o relacionamento entre os irmãos, distorcendo a imagem da mulher. Por isso, podemos afirmar tranqüilamente que o mundo de hoje precisa muito de Maria, do jeito dela, da maneira delicada e silenciosa de enfrentar os problemas da vida. Precisamos de Maria para que Ela nos ajude a considerar a mulher não apenas do lado do prazer, mas sim como parceira amiga e sensível, que Deus quis colocar ao nosso lado para humanizar a historia.
Precisamos de Maria neste mundo violento para aprendermos a solucionar os problemas do dia a dia não com a arrogância e a truculência, mas sim com aquela delicadeza típica do estilo feminino.

 Que Maria mãe de Jesus e mãe nossa, nos acompanhe sempre e nos ajude a sermos discípulos autênticos do seu Filho Jesus, na construção do seu reino de justiça e de amor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário