terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

O TUDO NO FRAGMENTO

 



 

Paolo Cugini

 

Não tenha medo do que é pequeno, do que parece menor, porque a grandeza não se identifica com a qualidade.

Não tenha vergonha da humildade do seu lar, porque a beleza está nas pessoas com quem você vive.

Não pense que você está sem sorte, porque a maior sorte está em seu respiro.

Não procure além, aquilo que é perto de você.

Não despreze os fragmentos que encontra na vida, porque em cada um deles está tudo o que procura.

Todo o amor no fragmento de minha casa, minha aldeia, minha família, minha comunidade. Portanto, não faz sentido procurar em outro lugar o que está sob o nariz. Basta prestar um pouco mais de atenção, para perceber que o dom é exatamente onde eu moro.

Vencer, então, a tentação de acreditar que a felicidade está longe de onde vivemos, que devemos buscá-la em outro lugar, enquanto, na realidade, outro lugar é justamente onde vivemos, onde se tecem as relações cotidianas, que exigem tempo, paciência, dedicação.

Todo o amor nas pessoas que você encontra todos os dias.

Todo amor no fragmento de uma flor.

A vida inteira no fragmento de um pardal voador.

Toda a alegria do mundo, no fragmento do solo que você pisa todos os dias.

Toda a alegria de viver está em seu fragmento de quintal.

Então, se você quiser gostar tudo, presta atenção para os fragmentos.

6 comentários:

  1. Verdade,ter o cuidado de prestar atenção naquelo que estar em nosso alcance aproxima dá felicidade ela nasce de dentro de nós, depois se expande.Quer vê experimente?

    ResponderExcluir
  2. Verdade !esta é a realidade muitas vezes buscamos grandes fragmentos e esquecemos que nps pequenos também pode esta aquilo que tantos procuramos.

    ResponderExcluir
  3. Que texto lindo padre! Eu amo a simplicidade. Amo o que está em minha volta, apesar de muitas vezes passar despercebido alguns fragmentos, mas quando páro para analisar, eu percebo essa felicidade nas pequenas e mais simples coisas que acontecem no meu cotidiano. Minha simples família, minha simples casa, meus simples amigos, meu simples bairros e vizinhos, a natureza( que aprecio quase todos os dias, no final da tarde com minha família ao fazer caminhada). Esses são alguns dos fragmentos que torna meu interior feliz.

    ResponderExcluir
  4. Padre Paolo, obrigado por suas palavras, sua experiência de vida (um verdadeiro "Dasein" autêntico) nos ensina muito! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir