segunda-feira, 4 de março de 2024

Charles Péguy e a crítica da religião moderna

 




 

Paolo Cugini

Há um autor que, mais do que qualquer outro, no início do século XX propôs uma reflexão sobre os temas que estamos analisando: Charles Péguy [1]. Em Cassecou (Péguy, 1961) encontramos uma ofensiva político-filosófica contra as inconsistências e degenerações de toda concepção metafísica (materialista ou espiritualista), de toda visão sistemática e monista da realidade. É nesse contexto polêmico - e a polêmica na obra de Péguy está na ordem do dia - que Péguy específica sua posição ao identificar uma fenomenologia da alteridade regida pelo princípio da individuação, segundo o qual a realidade é o reino da multiplicidade e das diferenças. “O real nos apresenta não apenas dualidades, mas pluralidades [...]. A realidade aparece-nos e apresenta-se dividida em muitas partes” (Péguy, 1961, p. 23). Contra uma tradição de pensamento obstinadamente atenta às elaborações sintéticas e uniformes da realidade, Péguy afirma a necessidade de acolher a realidade tal como ela se manifesta na mobilidade do presente, ou seja, na sua pluralidade.

Segundo Péguy, o problema é grave, pois a fixação em esquemas rígidos do que é por natureza móvel, subverte todas as construções intelectuais posteriores. Uma mentira generalizada, apanhada por Péguy no mundo moderno, obriga-o, em certo sentido, a aprofundar a crítica, a tornar visível a subversão que fez. É no presente que Péguy identifica o centro fundamental a partir do qual é possível apreender a realidade. Depende, de fato, de como a ouve, de como a percebe ou - e esse é o caso do moderno - de como a modifica.

Tudo vem disso. Tudo vem deste ponto do presente. A economia, o civismo, a moral, a metafísica são governados pela maneira como tratam esse ponto do presente. A partir disso, eles são comandados. E eles mesmos são determinados. Eles poderão florescer mais ou menos, cada um poderá florescer mais ou menos no seu próprio sentido. Mas seu próprio significado é determinado e eles também são determinados por esse ponto de origem. Diga-me como você considera o presente e eu lhe direi que filósofo você é (Péguy, 1977, pp. 227-228).

O presente é, portanto, o ponto em que a realidade se manifesta. Agarrar o presente significa agarrar o novo, o que não era. No presente há a novidade do real, uma novidade que se dá livremente e que impõe ao homem, surpreendido por tal gesto, uma re-compreensão. O problema do mundo moderno, já presente na época da filosofia grega, consiste em criar uma situação em que não haja perturbação, em que o impacto com o dinamismo desestabilizador da realidade presente possa ser mitigado. O passado oferece essa possibilidade porque é firme, rígido e sobretudo pode ser observado e registrado. O homem moderno aprendeu a narcotizar o presente transformando-o (distorcendo-o) no passado. Basta mover-se mentalmente para o futuro e, a partir dessa plataforma de segurança artificial, observar o presente como se fosse o passado, e pronto.

Essa monstruosa necessidade de tranquilidade que se manifesta na infertilidade de todo um povo, na aniquilação de toda uma raça, é apenas um enorme aumento daquela monstruosamente comum necessidade de tranquilidade moral que sempre nos faz pensar no amanhã e sacrificar o hoje ao amanhã, e essa necessidade moral é ela mesma apenas uma codificação daquela monstruosa necessidade de tranquilidade que na psicologia e na metafísica sempre nos faz sacrificar o presente para o próximo instante (Péguy, 1977, p. 210).

Se a realidade só pode ser apreendida em sua essência na mobilidade do presente, então, ao endurecer o ponto de sua manifestação, tudo se torna um artefato, irreal. O homem moderno aprendeu a considerar a vida quando ela se tornou morte: eliminando a mobilidade do presente, perde-se a fecundidade e, portanto, a própria vida. Péguy acusa a Escolástica de São Tomás de Aquino de ter narcotizado a força vital do evento Jesus Cristo com as grades conceituais de Aristóteles, aplicadas friamente aos mistérios de Cristo. Dessa forma, o dinamismo do evento de Cristo e a multiplicidade que ele trouxe, foi bloqueado para permitir que o tomismo transmitisse as sínteses necessárias para acalmar as futuras gerações burguesas. Tomando para si o pensamento de São Tomás, acolheram em seu seio o mais moderno dos antigos filósofos: Aristóteles.

Sendo Aristóteles talvez o único antigo que era moderno, quero dizer um moderno como o vemos, e como eles nasceram depois dele apenas no século 19 depois de Cristo. O único antigo que foi desprovido de sabedoria e sobretudo de inteligência antiga e que vestiu, mas completa e imediatamente, a inteligência moderna. Por isso foram procurá-lo (Péguy, 1977, p. 210).

Em última análise, o que há de mais repulsivo no tomismo segundo Péguy é o sistema aristotélico que pretende colocar existência, liberdade e vida em parágrafos.

BIBLIOGRAFIA

PÈGUY, CHARLES, Casse-cou, in Ouvres em prose, Paris: Gallimard, 1961.

 

PÈGUY, CHARLES, Cartesio e Bergson, Lecce: Milella, 1977.



[1] Charles Péguy (1873-1914). Foi aluno de Romain Rolland e Henri Bergson, cujas aulas o marcaram muito e de quem mais tarde se tornou amigo. Naqueles anos, ele desenvolveu suas crenças socialistas. fundou a revista Cahiers de la Quinzaine , com o objetivo de descobrir novos talentos literários e publicar suas obras. Em 1907, converteu-se ao catolicismo. Desde então, ele produziu tanto obras em prosa de assuntos políticos e polêmicos (Notre Jeunesse, L'argent ), quanto obras em versos místicos e líricos. Tenente da reserva, durante a Primeira Guerra Mundial alistou-se na infantaria. Ele morreu em combate, no início da primeira batalha do Marne, em 5 de setembro de 1914.

Nenhum comentário:

Postar um comentário