Paolo Cugini
No livro do profeta Isaías, o tema de Deus que está escondido aparece duas vezes. A espiritualidade sempre falou do Deus oculto. Aqui estamos lidando com outra coisa, isto é, sobre Deus que se esconde, a saber, que é sua escolha esconder-se do homem e da mulher, não mostrar mais o rosto. Deus se esconde do homem e da mulher, sem motivos aparentes, e então o problema passa a ser entender não só o porquê, mas também como viver na ausência de Deus. O tema é delicado porque indica a possibilidade do homem tropeçar durante a vida porque já não existe a luz de Deus que o ilumina e o acompanha. Como você anda no escuro? Este é um grande problema que raramente é abordado, também porque a cegueira sempre foi interpretada como uma falha humana. Aqui, porém, é uma escolha de Deus e, conseqüentemente, as coisas mudam muito de perspectiva.
Como viver na ausência de Deus? A pergunta é dirigida a todos aqueles que tiveram uma experiência de Deus que, como diria o apóstolo João, o ouviram, sentiram, tocaram, viram. Não é fácil viver na ausência de Deus desde o momento em que a vida se instaura a partir daquele encontro que mudou radicalmente a existência. Sem dúvida, quando começamos a perceber sua ausência, imediatamente assumimos a culpa, porque nos acostumamos a nos colocar diante de Deus de forma unilateral, como se houvesse necessariamente um defeito a admitir.
Mas por que Deus está se escondendo? Talvez porque ele queira nos ajudar a viver a vida como ela é, enfrentá-la com nossos meios, sem fugir, sem buscar ajuda externa. Deus se esconde para nos ajudar a entender que nos criou não para vivermos sempre como crianças, mas para assumir nossas responsabilidades.
Bom dia padre, na verdade Deus não está escondendo de nós às vezes nós é que estamos querendo esconder as coisas de Deus, Deus não é brinquedo Deus é um ser infinito ele vive conosco dia e noite e por que nós não buscamos mas a mais o nosso Deus? que vive e reina para sempre Nosso Deus é maravilhoso sem Ele não podemos viver, com ele já sofremos e sem ele o que seria de nós? Esse é o momento de nós refletirmos a nossas vidas Só Deus é por nós.
ResponderExcluirAs pessoas que verdadeiramente vivem na presença de Deus sabem esperar. São fortes diante às adversidades da vida. Pois confia e entrega tudo em suas mãos. Senhor, eu confio em ti...
ResponderExcluirBom dia padre, Deus não esconde dos seus servos poderá os seus servos querer se esconder de Deus e temos que buscar Ele dia e noite sem cessar esse texto é muito significativo eu amei a palavra do texto está nos revelando muito como a vida é para que nós não esqueça de nosso Deus não podemos esconder dele e se Deus está escondendo é pela desobediência do homem é pela humanidade que não está cumprindo o seu dever e Ser Cristão
ResponderExcluirAinda existe ser humano que diz:Deus nao existe para essas pessoas Deus está escondido esperando o momento certo para aparecer na vida dessas pessoas, em uma situação difícil que eles iram viver ai vam lembrar e chamar por Deus. Ele estará presente na vida desse irmão, só assim ele passará acreditar que Deus existe sim.
ResponderExcluirÀs vezes me pego pensando que Ele se exilou literalmente. A minha maior dúvida é se vai ter disposição para retornar e organizar essa bagunça. A escuridão, ironicamente, tornou-se clara.
ResponderExcluirÉ um texto muito forte. Eu acredito que quando Deus se esconde, Ele está nos permitindo a andar sozinhos para crescermos seguindo os seus ensinamentos. Como que uma escola e um professor,mas chega um momento que temos que fazer a prova de todo conteúdo ensinado para que seja testado nosso aprendizado. Nesse exemplo a escola é a vida e O Professor é Deus. Chega o momento da prova e muitas vezes uns tiram boas notas e outros fracassam. Os que tiram boas notas são os que ouviram os ensinamentos, guardaram em seu coração e consegue mesmo que sem o Mestre do seu lado, mas levando consigo seus ensinamentos. Os que deixaram esse ensinamento entrar num ouvido e sair pelo outro, os que apenas decora e "cola na hora da prova, não consegue ir muito longe sem a presença do Mestre.
ResponderExcluirProfunda a reflexão, ousada. Diante do que tenho visto tenho sido impelido a acreditar que Deus na verdade se arrependeu mesmo de ter criado o homem como em Genesis 6:6 tá bem legível. Eu TB teria me arrependido.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir