sábado, 12 de setembro de 2020

EVANGELIZAR NESTE NOVO CONTEXTO CULTURAL

 




FUNDAÇÃO MIGRANTES

 


ENZO BIEMMI

Roma, 12 de setembro de 2020

 

Resumo: Paolo Cugini

 

Através de uma vida entregue ao Evangelho procuro dizer o que acredito.

1. A mudança do tempo e a figura de um Cristianismo de liberdade e escolha Ele acabou com o Cristianismo na sua forma sociológica, que o cristianismo em que um não poderia ser outra coisa senão Christian .

Três etapas:

  1. Alguém se torna um cristão
  2. Alguém nasce cristão e não pode deixar de ser
  3. Alguém não nasce mais cristão, pode se tornar um

Existem outras maneiras de viver bem sua vida. A vida cristã retorna ao seu estado original de proposta livre. A cultura atual transmite liberdade religiosa. A resposta negativa é a da nostalgia: multiplicar as ações para trazer de volta a situação de quando o cristianismo era majoritário. Ó dia ou as oportunidades de oferecer o Evangelho como uma escolha .

2. Somos uma minoria , mas alegres. Nesse contexto plural, estamos de volta ao que éramos no início. Minoria alegre Depois da monocultura, o apelo do Espírito é habitar a biodiversidade cultural e religiosa. Recupere o espírito da carta a Diognetus O problema com o Cristianismo é decidir qual minoria queremos ser. Não somos uma seita, um refúgio da complexidade da história. Não vo gl e são uma minoria contra um prisioneiro de ressentimento. É a tentação mais forte para aqueles que já são maioria.

Somos chamados a ser uma minoria a favor, inserindo uma profecia, uma diferença que sinaliza que o Evangelho pode dar algo aos homens e mulheres de hoje.

Cristianismo da graça. Jesus é o salvador de todos No entanto, o Espírito Santo está incluído em todos os corações. A fé como adesão explícita não condiciona o amor do Espírito e não é necessária para a salvação. O espírito não está vinculado aos sacramentos.

Gaudium et spes 22 : Cristo morreu por todos. Devemos acreditar que o Espírito Santo trabalha para entrar em contato com todos com o mistério pascal.

3.La fé cristã é se a mesma ordem de desnecessária no que diz respeito à salvação. As pessoas não consideram mais necessário viver. Foi o próprio Deus que em Cristo Jesus decidiu tornar-se desnecessário. Está em si disponível sem nunca se impor e não condiciona a resposta. Ele deu a todos o Espírito. O que todos precisam para a salvação é amor, caridade. Não seremos julgados pela fé, mas pelo amor. Em todos e em todos existe uma primeira graça ou uma fé elementar, uma fé prática, uma fé de segunda mão e que em alguém, por uma segunda graça (Jo 1,17), ter encontrado o Senhor Jesus ou a fé do discípulo ou confessar fé. Alguém. Jesus no Evangelho tem 12 apóstolos, alguns discípulos e muitas pessoas que o seguem. Não existe uma maneira única de viver a fé Testemunhe a fé em um contexto secularizado e marcado pela pluralidade de caminhos humanos. A fé passou como necessário não faz mais sentido hoje. O evangelho nos precede.

A necessidade de evangelização. Você pode viver sem encontrar a pérola rara, mas quando a encontra, sua vida muda. Não podemos renunciar a anunciar o Evangelho. A evangelização é necessária:

  1. Para nós mesmos recebemos a segunda graça. Estamos no espaço da necessidade intrínseca.
  2. 1 Jn: para que a nossa alegria seja completa. Algo está faltando em nossa alegria até que isso seja compartilhado .
  3. EG: porque não é a mesma coisa ter conhecido Jesus ou não conhecê-lo. É por isso que evangelizamos.

Evangelho como graça da humanidade Chegamos e Deus já está lá. A fé cristã é um dom para que todos se tornem mais humanos e tornem o mundo mais humano. No centro da afirmação refazer está: para nós homens e para nossa salvação para o ser humano e sua plenitude. Consequência: basta trabalhar inspirado no Evangelho para tornar mais humana a vida de um irmão e de uma irmã. Precisamos de alguém que saia e trabalhe pelo ser humano inspirado pelo evangelho. Há um ser humano que é portador do Evangelho.




6. A igreja é um lugar hospitaleiro para histórias A fé cristã não é uma filosofia de vida, é uma relação que se concretiza na história: uma relação permanente. A Igreja é antes de tudo um espaço de narração, uma casa onde ressoam os contos das histórias da salvação. Lugar que protege e promove as histórias e tramas nas grandes narrativas das maravilhas de Deus, com suas próprias histórias de salvação. Outros devem ver em nós a verdade das histórias que contamos e abrir espaço para suas histórias. A Igreja como hospedaria de contos.

7. O conteúdo da catequese : a pessoa de Jesus, o Kerigma. Francis EG 154 Jesus Cristo te ama e está vivo ao seu lado Temos que anunciar isso. Precisamos de alguém que nos diga: olha que Jesus Cristo te ama. Não será completo, mas é generativo. Outro termo do Kerigma que Francisco indica é: misericórdia.

8. O conteúdo da catequese Na Tradição da Igreja foram preservados os conteúdos, que têm a função de salvaguardar os conteúdos e não desfigurar o rosto de Jesus, houve um grande desenvolvimento. Todos esses conteúdos são as explicações cognitivas, morais, rituais e éticas que brotam das Escrituras. O livro da catequese é a Sagrada Escritura. Os outros textos são ajudas, mediações. Quatro sínteses: Credo, Sacramentos, Mandamentos. Nosso pai,

9. Fé: uma confiança inteligente Deus se entregou às nossas histórias e também à nossa inteligência. O anúncio permite dialogar com as grandes questões da vida e da cultura. A razoabilidade da fé é um requisito de todos e de todos. O anúncio é relevante nesta condição cultural? Isso é o que devo fazer a mim mesmo como uma pergunta. Queria ver com inteligência o que eu acreditava (Agostinho). Pensar é constitutivo da fé para reconhecer a identidade de quem veio ao nosso encontro. O sentido do ato de acreditar, o sentido de esperança. Nesse horizonte há espaço para dúvidas. É preciso ter autorização para ser sempre crítico. aul Claudel: a dúvida é uma homenagem à liberdade de Deus para o homem .




10. er uma fé popular Legitimação de uma figura de fé habitável por todos, em particular pelas pessoas mais simples, que nasce dos problemas da vida, com todas as dimensões da vida (gestos, afetos, etc.). Valor da religiosidade popular. A religiosidade popular surgiu como um antídoto para as formas de expressão de fé aprendidas com tropas. É alimentado por três necessidades:

  1. simplicidade do relacionamento com Deus .
  2. Possibilidade de relacionamento direto, e não apenas mediado por padres. Imediatamente
  3. Relacionamento útil.

Existe uma profecia na religiosidade popular. Recupere um Cristianismo popular que entre em uma relação recíproca com o Cristianismo tradicional e erudito.

7 comentários:

  1. Parabéns Padre!
    Você como sempre trazendo conteúdo/assuntos que respondem
    Aos nossos questionamentos interiores, aos nossos anseios .
    Principalmente sobre temas tão controversos até os dias de hoje:FÉ.

    Curiosa pra saber se essa última foto foi em nossa regiao

    ResponderExcluir
  2. O verdadeiro sentido do cristianismo deve ser contextualizada para uma realidade presente devemos construir uma pedágogia Cristã: escultar,unir transformar.Nessa praticar requer bastante treinamento no exercício da humanização.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns padre! Admiro muito seu trabalho! Sempre trabalhando em prol da evangelho.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns padre! Admiro muito sua forma de evangelizar.

    ResponderExcluir
  5. Leandro Michel Bilitardo Sena13 de setembro de 2020 às 12:26

    Inspirador e didático como sempre meu amigo. Vc torna simples o evangelho como na verdade tem que ser. "O que todos precisam para salvação é amor, caridade". Tão simples mas desafiador. Poucos se permitem. Não sei se o termo é contextualizar pq na verdade deveria ter sido sempre assim. Uma essência essencial. Valeu amigo velho.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Padre esse texto bem bolado importantíssimo É a mais pura verdade a maioria esqueceu-se de Deus que religião não significa tudo significa assim o nosso ser espiritual o nosso pensar o nosso agir ensinou não estiver sempre com Deus o que seria de nós. A maioria pensam que o evangelho não significa nada o que significa tudo para aqueles que o temem mal de nós se não tivéssemos um amor ao próximo como a si mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Como é tão gratificante Padre ver você com as pessoas evangelizando ensinando a palavra de Deus isso é uma dádiva dada pelo nosso criador porque às vezes as pessoas não encontram trabalho tem que sair para outros lugares em busca do pão de cada dia e é como vocês saindo a busca das pessoas para ensinar a evangelizar para o ensinamento de Deus Parabéns Padre gostei que Deus te abençoe ricamente hoje e sempre.

    ResponderExcluir