quinta-feira, 10 de setembro de 2020

O INCRÍVEL DA ESPERANÇA

 



Proponho um trecho retirado de um belo poema do escritor francês Charles Péguy sobre o tema da esperança. Acho que pode nos ajudar a entender que o esforço de acreditar em um mundo melhor não é só nosso: Deus também espera por nós e conosco. Foi o que Péguy colocou em 2011:

 

Fé não me surpreende

Não é incrível

Eu brilho muito na minha criação.

No sol, na lua e nas estrelas.

Em todas as minhas criaturas ...

Caridade nem é preciso dizer. Para amar o próximo, é só se deixar ir, só olhar para tal desolação. Para não amar o próximo, deve-se ser violento, torturado, atormentado, irado. Para enrijecer. Se machucando. Para se distorcer, se colocar de cabeça para baixo, se colocar de cabeça para baixo.

Recuperar. A caridade é totalmente natural, tudo jorrando, tudo simples, tudo bom. É o primeiro movimento do coração. É o primeiro movimento que é bom. Caridade é mãe e irmã ...

Para não amar o próximo, criança, é preciso fechar-se

olhos e ouvidos. A tantos gritos de desolação ...

Mas esperança, diz Deus, é o que me surpreende.

Eu mesmo. Isso é incrível.

Que essas pobres crianças vejam como vão as coisas e acreditem que amanhã vai melhorar.

Deixe-os ver como estão as coisas hoje e acreditar que vai melhorar pela manhã.

Isso é surpreendente e é a maior maravilha de nossa graça.

E eu mesmo estou pasmo.

E minha graça deve realmente ser de uma força incrível.

E que jorra de uma nascente e como um rio inesgotável.

Desde aquela primeira vez jorrou e sempre que jorra.

(Charles Péguy, de O pórtico do mistério da segunda virtude, 1911)

5 comentários:

  1. A graça é algo incansável que dar alimento a alma!

    ResponderExcluir
  2. A esperança q alimentamos em Deus, é a fonte q nos mantém na certeza q dias melhores poderemos ter.

    ResponderExcluir
  3. Apesar de o mundo nos induzir ao mal e ao interesse próprio, a esperança de um mundo melhor não deve morrer. Fazer caridade e amar o próximo nos dar a esperança de mundo melhor.

    ResponderExcluir
  4. Apesar de tanta crueldade e falta de amor no mundo atualmente,mas é preciso acreditar, ter esperança que o Amor e a Caridade prevalecerá.

    ResponderExcluir
  5. Apesar de tantas coisas que o mundo hoje nos oferece Nós só temos a agradecer a Deus porque tudo depende dele não adianta a gente querer fazer algo sem a permissão de Deus Pois é ele que nos protege e tudo que fizemos é pela vontade dele Deus em primeiro lugar apesar de tanta crueldade falta de amor ao próximo a gente precisa acreditar que Deus é Deus é um ser infinitamente perfeito de amor caridade

    ResponderExcluir