quinta-feira, 25 de junho de 2026

CONHECE O PROGRAMA PÉ-DE-MEIA?

 



O Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional do Governo Federal do Brasil, criado pela Lei nº 14.818 de 2024, que funciona como uma poupança para estudantes de baixa renda do ensino médio público. Seu principal objetivo é evitar a evasão escolar e garantir que os jovens concluam os estudos.

Quem tem direito?

  • Estudantes de 14 a 24 anos matriculados no ensino médio regular da rede pública.
  • Estudantes de 19 a 24 anos integrados na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
  • Famílias que fazem parte do Cadastro Único (CadÚnico) com renda per capita de até meio salário-mínimo.
  • É obrigatório possuir o CPF regularizado

 

Como funcionam os pagamentos?

O programa divide o dinheiro em quatro tipos de incentivos:

  • Incentivo-Matrícula: R$ 200 pagos uma vez ao ano no ato da matrícula.
  • Incentivo-Frequência: R$ 1.800 por ano, divididos em parcelas mensais de R$ 200, para quem mantiver pelo menos 80% de presença nas aulas.
  • Incentivo-Conclusão: R$ 1.000 depositados ao final de cada ano letivo aprovado. Este valor acumula e só pode ser sacado após a formatura no ensino médio.
  • Incentivo-Enem: R$ 200 pagos em parcela única aos alunos do 3º ano que participarem dos dois dias do exame.

Ao concluir os três anos de estudos cumprindo todos os requisitos, o estudante pode acumular um total de até R$ 9.200.

Como se inscriver?

Não é necessário fazer inscrição por conta própria. As próprias escolas públicas enviam os dados de matrícula diretamente ao Ministério da Educação (MEC). A Caixa Econômica Federal abre uma conta poupança digital de forma automática e gratuita para o estudante selecionado. O acompanhamento de datas e liberação de valores pode ser feito diretamente pelo App CAIXA Tem ou pelo portal oficial de Consulta Pé-de-Meia

Nenhum comentário:

Postar um comentário