quarta-feira, 13 de março de 2024

IMPORTANTE DEBATE SOBRE IGREJA E HOMOSSEXUALIDADE

 



No sábado passado, 09 de março deste ano, realizamos mais um momento de estudos e aprofundamento via Google Meet, proporcionando uma oportunidade significativa para a formação dos futuros diáconos.

Na oportunidade, contamos com a presença de seminaristas da Província Eclesiástica de Feira de Santana, transformando este encontro em algo mais do que uma simples aula ou momento de formação. Tornou-se uma oportunidade fundamental para adquirir os conhecimentos necessários para o exercício do múnus profético do ministério ordenado, seja como diáconos permanentes ou presbíteros da igreja que é Mãe.

O foco desta formação foi aprofundar o entendimento sobre a temática "Igreja e homossexualidade", alinhando-se aos princípios orientadores do Papa Francisco. O Prof. Dr. Pe. Paolo Cugini, missionário italiano atualmente na Amazônia, conduziu a formação, compartilhando sua experiência pastoral junto às pessoas homossexuais.

O Padre Cugini destacou a importância de superar a ignorância, fundamentalismo e discursos preconceituosos, que acabam por excluir as pessoas homossexuais, abordou a temática de forma contextualizada e alinhada aos ensinamentos do Papa e o que diz a própria ciência. Ele apresentou reflexões sobre o significado de LGBT+, fez profunda referência a documentos da Igreja, como a Familiaris Consortio de São João Paulo II, a Dei Verbum, estabeleceu conexões com pensamentos de Joseph Ratzinger e citou ainda o Escolástico São Thomaz de Aquino sobre o dado Natural e binário da vida.

Ao longo da formação, o Pe. Paolo Cugini contextualizou a situação da homossexualidade na sociedade, destacando os danos causados por classificações patológicas no passado. Citou o Papa Francisco, defendendo a aplicação da lei natural e moral na realidade concreta. Apresentou estudos contemporâneos sobre a biologia orgânica da homossexualidade, incluindo pesquisadores como Teresa Forcades, Migliorini e Giannino Piana.

Na parte final, o Pe. Cugini abriu espaço para intervenções e perguntas, incentivando um diálogo aberto. Sugeriu um percurso de acolhida, proximidade e formação, baseado nos pilares: o que a Bíblia diz, o que a Igreja ensina e o que a ciência e os homossexuais comunicam. Concluiu que conhecer é sempre o melhor caminho.

O assessor Eclesiástico da Escola Diaconal Papa Francisco, Pe. Antoniel Peçanha, expressou gratidão ao Pe. Paolo Cugini por este importante momento de formação para os futuros diáconos permanentes da diocese de Ruy Barbosa e presbíteros, pois, fizeram-se presentes alguns seminaristas das dioceses da Província Eclesiástica de Feira de Santana. O encontro encerrou com a bênção proferida pelo Pe. Paolo Cugini.

"Secretário ad hoc"

Por:Tobias Santana de Carvalho - CV: https://lattes.cnpq.br/9455908674325193

Nenhum comentário:

Postar um comentário