sábado, 17 de fevereiro de 2024

MARGENS - UM PROJETO SOCIAL

 




Margens é o nome do projeto que financia as atividades sociais da Paróquia São Vicente de Paulo localizada no bairro Compensa de Manaus, capital do estado da Amazônia no Brasil.

O nome deriva da característica específica de Manaus e das cidades vizinhas nascidas às margens (em português: margens) do grande Rio Amazonas e seus afluentes como o Rio Negro e o Solimões. Às margens destes rios estão as comunidades Ribeirinhas, com todos os seus encantos e os seus problemas. Margens também, coincide com a tradução do sobrenome do responsável por este projeto, que nasceu de uma longa amizade entre padre Paolo e Massimiliano, um empresário de Reggio Emilia, sensível às questões sociais.

A freguesia de San Vincenzo de Paoli está localizada na zona vermelha de Manaus, no bairro compensa, famoso pelas ações violentas dos traficantes locais. A Paróquia foi fundada na década de 70 do século passado com a ajuda dos jesuítas locais.  O nome do bairro – Compensa – foi devido a fábrica de compensado que tinha lá no começo da estrada que dava acesso ao bairro. Os primeiros moradores, eram em sua maioria oriundos das comunidades ribeirinhas ou localizadas na floresta amazônica.

Durante a assembleia das 7 comunidades da paróquia São Vicente de Paulo, que aconteceu no início do ano de 2024, os psicólogos e a assistente social convidados para nos ajudar a compreender a actual situação humana do bairro compensa onde vivem as 7 comunidades, apresentaram-nos um quadro muito duro. O maior problema parece ser o sofrimento mental dos adultos, que lutam para lidar tanto com a grande situação de insegurança causada pela violência do tráfico e com a elevada percentagem de desemprego.

Depois de uma série de diálogos com algumas pessoas das comunidades e com Massimiliano decidimos não construir um edifício específico que reunisse todos os projectos financiados pela Margens, mas sim colocar algumas salas nas 7 comunidades em condições de viabilizar a realização destes projetos.



Os projetos sociais em funcionamento envolvem crianças e adolescentes das sete comunidades são os seguintes:

Cursos de música

Guitarra

Bateria

Teclados

Violão

Cursos de dança

Cursos de Capoeira (atualmente em três comunidades)

Coro infantil

Cursos de idiomas

Inglês

Espanhol

Informática

Ativação de cursos preparatórios para vestibular (Enem e concursos públicos)

Oficinas de profissionalização para jovens

Produção de pão

Confeitaria

Culinária

Artesanato

Produção de sabonete com material reciclado

Sala de imprensa equipada para incentivar a comunicação dos projetos através das redes sociais

Planeamento de percursos psicológicos para jovens e pessoas que o solicitem atendimento psicossocial (atualmente a paróquia disponibiliza dois psicólogos uma vez por semana)

Projetos vinculados à Caritas

Cobertores, roupas e materiais de higiene pessoal para quem mora em situação de rua.

Disponibilidade financeira para intervenções imediatas quando as instituições públicas não respondem às necessidades (consertar portas, telhados, pagar contas, etc.).

Para garantir que os projetos ativados com a ajuda de Margens possam continuar mesmo depois da saída de Dom Paolo da Paróquia, decidimos não utilizar o dinheiro para pagar salários.

Os projetos serão apoiados com bolsas de estudo que exigirão sempre e em qualquer caso uma contribuição do candidato.

A previsão é a chegada de 50 mil euros cada ano por cincos anos. O dinheiro será colocado na conta do Centro Missionário Diocesano de Reggio Emília (é o nome da Diocese de padre Paolo), que será enviado no Brasil através da conta do Banco Santander da paróquia São Vicente de Paulo.

 

Idealizadores do projeto: Massimiliano Margini e Paolo Cugini

Colaboradores locais: Gecivaldo Siqueira e  Wanilda Lima 

Um comentário: