domingo, 21 de janeiro de 2024

Os Mártires de Abilene: “Sem o Domingo não podemos viver”

 







“Sine dominico non possumus” (= Sem domingo não podemos viver) Esta frase foi pronunciada pelos Mártires de Abilene (Tunísia). Em 303 DC o imperador Diocleciano, depois de anos de relativa calma, desencadeou uma violenta perseguição contra os cristãos ordenando que “os textos sagrados e os santos Testamentos do Senhor e as Escrituras divinas deveriam ser procurados, para que pudessem ser queimados; as basílicas do Senhor tiveram que ser demolidas; era necessário proibir a celebração dos ritos sagrados e das reuniões santíssimas do Senhor” (Atos dos Mártires, I). Em Abitene, um grupo de 49 cristãos, contrariando as ordens do Imperador, reunia-se semanalmente na casa de um deles para celebrar a Eucaristia dominical. É uma comunidade cristã pequena, mas diversificada.

Surpreendidos durante uma reunião na casa de Ottavio Felice, eles são presos e levados a Cartago perante o procônsul Anulinus para serem interrogados. Ao procônsul, que lhes pergunta se têm as Escrituras em casa, os Mártires confessam corajosamente que “as guardam no coração”, revelando assim que não querem de forma alguma separar a fé da vida. O próprio martírio deles se transforma numa liturgia “eucarística”.

Entre os vários testemunhos, é significativo o prestado por Emérito. Ele afirma, sem qualquer receio, que recebeu os cristãos em sua casa para a celebração. O procônsul lhe pergunta: “Por que você acolheu cristãos em sua casa, contrariando assim as disposições imperiais? ”. E aqui está a resposta de Emérito: «Sine dominico non possumus»; isto é, não podemos ser ou mesmo viver como cristãos sem nos reunirmos aos domingos para celebrar a Eucaristia.

Estes 49 mártires de Abitene enfrentaram a morte com coragem, para não negarem a sua fé em Cristo ressuscitado e não deixarem de o encontrar na celebração eucarística dominical. É o que emerge claramente do comentário que o redator dos Atos dos Mártires faz à pergunta feita pelo procônsul ao mártir Félix: “Se você é cristão, não deixe que isso seja conhecido. Em vez disso, responda se você participou das reuniões." E aqui fica o comentário:

Como se o cristão pudesse existir sem celebrar os mistérios do Senhor ou os mistérios do Senhor pudessem ser celebrados sem a presença do cristão! Não sabes então, Satanás, que o cristão vive da celebração dos mistérios e que a celebração dos mistérios do Senhor deve ser realizada na presença do cristão, para que não possam existir separados uns dos outros? Quando você ouvir o nome de cristão, saiba que ele se reúne com seus irmãos diante do Senhor e, quando ouvir falar de reuniões, reconheça nela o nome de cristão”.

Eles foram martirizados em 303. Sua festa é 12 de fevereiro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário