quinta-feira, 16 de novembro de 2023

O AMOR

 




Pe Paolo Cugini

 

O amor é o dom mais precioso que uma pessoa possa receber. O amor não é algo ao nosso alcance, que podemos conseguir com os nossos esforços humanos, ou que podemos adquirir com o dinheiro. O amor não é fruto de cálculo, de uma maquinação. O amor podemos somente acolhê-lo ou recusá-lo. O amor é como um trem que desde sempre almejamos, mas que passa na hora que menos esperamos: se não subir, nunca mais voltará. O amor não olha na cara, não pergunta a idade, nem se importa com a aparência: entra e pronto. O amor não entra na vida das pessoas perguntando a conta do banco ou tipo do trabalho: o amor não se importa com isso. O amor é romântico e não racional, é vida ao estado puro. O amor não é covarde, mas sim ousado. O amor é participação da vida de Deus, pois o amor vem de Deus.

 

Não é amor, então, a troca de parceiros. Não é amor arrumar alguém para não querer sentir a dor da solidão, ou para esquecer alguém. Não é amor fazer sexo para preencher uma carência. Não é amor arrumar alguém para se sentir igual aos outros. Não é amor também arrumar um parceiro/a para fazer uma família, pois o amor não tem finalidade. Não é amor arrumar alguém que não gosta, mas esperando que um dia vá gostar.

 

O amor é único e para sempre. Não tem dois amores na vida, nem três, mas um. Por isso, a unidade vai de braços dados com o amor. O amor é eterno e nunca passa e ninguém tira do coração. Vive conosco para sempre, pois, como nos ensina a Bíblia, o amor é mais forte do que a morte (Pintadas-Bahia, 2011).

 

 

quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Mês da Consciência Negra: maior URGÊNCIA é ser Antirracista!

 




"COITADISMO" dos NEGROS

- 1837: Primeira lei de educação - Negros NÃO podem ir à escola.

- 1850: Lei das terras - Negros NÃO podem ser proprietários.

- 1871: Lei do ventre Livre - Quem nascia livre?

- 1885: Lei do sexagenário - Quem sobrevivia para ficar livre?

- 1888: Abolição (atentem, foram 388 anos de escravidão).

- 1890: Lei dos Vadios & Capoeiras - Os que perambulavam pelas ruas, sem trabalho ou residência comprovada, iriam pra cadeia. Eram mesmo "livres"? Dá para imaginar, qual era a cor da população carcerária, daquela época? Você sabe a cor predominante, nos presídios hoje?

- 1968: Lei do Boi - PRIMEIRA lei de cotas! Não, não foi para negros, foi para filhos de donos de terras, que conseguiram vaga, nas escolas técnicas e nas universidades (volte e releia sobre a lei de 1850!!!)

- 1988: Nasce nossa ATUAL CONSTITUIÇÃO. Foram necessários 488 anos, para se ter uma Constituição, que dissesse que Racismo é Crime! Na maioria das ocorrências, se minimiza o racismo, enquanto injúria racial e nada acontece.



- 2001: Conferência de Durban, o Estado reconhece, que terá que fazer políticas de reparação e ações afirmativas. Mas, não foi porque acordaram bonzinhos! Não foi sem luta. Foram décadas de lutas, para que houvesse esse reconhecimento! E olha que, até hoje, tem gente que ignora, hein!

- 2003: Lei 10639, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir, no currículo oficial da Rede de Ensino, a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". Que convenhamos, não é cumprida, né?

 

- 2009: PRIMEIRA Política de Saúde, da População Negra. Que prossegue, sendo negligenciada e violentada (quem são as maiores vítimas da violência obstétrica?), no sistema de saúde.

- 2010: Lei 12288 - Estatuto da Igualdade Racial. Em um país que se nega a reconhecer, a existência do racismo.

- 2012: Lei 12711 - Cotas nas universidades. A revolta da casa grande, sob um falso pretexto meritocrático.




...

Nossa sociedade, é racista, e ainda escravocrata, e essa linha do tempo, tá aí pra evidenciar.

As Cotas NÃO SÃO PRIVILÉGIOS, mas Sim, uma CORREÇÃO, por Tantos Infortúnios Passados, pelos Afrodescendentes.

 

Enquanto Houver Um(a) Irmão (ã), Sofrendo Qualquer Tipo de Injustiça Social, Nossa Comunhão Não Será Perfeita.

 

De: Gisele Machado

(Com Adaptações).