quarta-feira, 28 de junho de 2023

MULHERES PADRE: UMA REALIDADE NA SUÉCIA

 

Linnea e Josephine duas jovens estudantes de teologia se preparando para serem padre


Paolo Cugini

Estou visitando a família de um amigo meu de Reggio Emília chamado Mario e conheci Linnea e Joséphine na paróquia onde ele trabalha, duas jovens de vinte anos que estudam teologia e se preparam para ser padres. Na Igreja Luterana da Suécia isso é possível.

Desde 2020, a Igreja Evangélica Luterana Sueca teve mais pastoras do que pastores. Para ser exato, 50,2% dos ministros evangélicos qualificados para oficiar o serviço religioso são mulheres: 1.533 de um total de 3.063 prelados. E na rede de seminários há alguns anos, 70% dos inscritos são mulheres.

Desde 1958, a igreja protestante sueca aceitou o sacerdócio feminino. E desde 2000, ano da separação total entre Igreja e Estado, os cursos de teologia são muito procurados pelas mulheres.

Nas igrejas protestantes em muitos países, as mulheres são admitidas ao sacerdócio. Na Alemanha, uma bispa, Margot Kässmann , chegou a servir como presidente dos bispos luteranos.

2 comentários:

  1. As mulheres celebram no silêncio,na Igreja Católica as irmãs fazem humilha(escrevem /padres lêm)... Imagino que no futuro muito próximo a lei da ciência irá ser posta as clara as mudanças devem acontecer por necessidade da sobrevivência nos tempos católicos serão assumidos por almas mais evoluídas sem indentidade ou gênero,pois Deus na Língua Portuguesa não têm classificação enquanto a gênero, porém nossa sociedade ainda está empregado de preconceito ultrapassado... Parabéns as entidades e todos os setores sociais humanos que já estão nessa pegada e evolução...Poallo Guggine vêm lutando constantemente nessa luta,mas entre os outros é a luz entre a treva que descrevo como ignorância... Parabéns aos a luz já está sobressaindo sobre a treva da ignorância...

    ResponderExcluir